quinta-feira, 2 de junho de 2016

FESTIVAL DE CINEMA EUROPEU

"Feliz para  Morrer", filme esloveno de 2013. Um dos mais belos sobre a velhice e a solidão.

Cinema Olympia - PROGRAMAÇÃO

De 31/05 a 09/06/16
Sessão às 18h30.
Dias: 03,04,05/06 – Sessões: 16h30 e 18h30

FILMES E PAÍSES

FRANÇA
31/05 – 18h30
Título português: Hope
Título original: Hope

Direção: Lojkine Boris
Ano: 2014
Duração: 86’
Gênero: Drama
Classificação indicativa: Livre
Sinopse: Léonard salva Hope da morte em pleno deserto do Saara. Ele é camaronês, ela nigeriana, e os dois desejam abandonar a África e alcançar a Europa. Defendendo-se dos perigos da área hostil, eles firmam uma parceria que logo evolui para romance.  
·          Prêmios: Semana da Crítica no Festival de Cannes 2014. Prêmio da Crítica no Festival de Hamburg.

***
BÉLGICA

01/06 – 18h30
Título português: Alabama Monroe

Título original: Alabama Monroe
Ano: 2014
Duração: (1h 49min)
Gênero: Drama
Classificação indicativa: 16 anos
Sinopse: Em "Alabama Monroe", de Felix Van Groeningen, um casal de personalidades bem diferentes (interpretado pelos atores Johan Heldenbergh e Veerle Baetens) se apaixona à primeira vista e tem uma filha. As visões de mundo distintas --ele é um músico ateu e ela é uma tatuadora que acredita em Deus-- são confrontadas quando a filha do casal fica gravemente doente. O filme, que é baseado em uma peça de teatro de Heldenbergh, foi indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro pela Bélgica.

·          Prêmios: indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro pela Bélgica

***
PORTUGAL

02/06 – 18h30
Título português: Aristides de Sousa Mendes, O Cônsul de Bordéus
Título original: Aristides de Sousa Mendes, O Cônsul de Bordéus
Direção: Francisco Manso, João Correa
Ano: 2011
Duração: 90’
Gênero: Drama
Classificação indicativa: 12 anos

Sinopse: Com a invasão de França pelas tropas nazis, milhares de refugiados começam a formar-se junto do consulado português em Bordéus, na esperança de obterem um visto para Portugal. Obrigado a respeitar a circular de Salazar que determinava a proibição expressa de concessão de vistos a quaisquer refugiados judeus, Sousa Mendes viveu, então, um terrível dilema: se concedesse vistos, arriscava a carreira diplomática e o sustento da sua família; se não o fizesse, todas aquelas pessoas teriam como destino os campos de concentração nazis. Aristides de Sousa Mendes – O Cônsul de Bordéus, revisita a extraordinária história do herói português que salvou mais de 30.000 vidas durante a Segunda Guerra Mundial e desvenda a consciência e coragem de um homem que ousou desafiar Salazar inscrevendo o seu nome na história da humanidade;

***

DINAMARCA

03/06  - 16h30
Título português: O Idealista
Título original: Idealisten
Direção: Christina Rosendahl
Ano de produção: 2015
Duração: 114 m.
Gênero: Suspense
Classificação indicativa: 7 anos
Sinopse: Filme de suspense sobre um capítulo secreto da historia dinamarquesa do séc. XX. Durante a guerra fria um avião americano contento bombas de hidrogênio sofre um acidente perto da base americana na Groenlândia. Diversos trabalhadores dinamarqueses são escalados para limpar o local do acidente. 20 anos depois, um velho trabalhador da base conta a um jovem jornalista sobre doenças estranhas e mortais que afetam seus companheiros e que poderiam estar associadas à carga contida no avião. O jornalista passa a investigar o caso e acaba descobrindo que o assunto tem o envolvimento tanto do governo dinamarquês como do governo americano.
·          Prêmios: O Robert (9 nomeações) e a Bodil (4 nomeações) - premiações dinamarqueses, que ainda não aconteceram.  

***

03/06 – 18h30

ALEMANHA

Título em português: Ocidente
Título original: Westen
Direção: Christian Schwochow
Ano: 2013
Duração: 102’
Gênero: Drama
Classificação indicativa: 12 anos
Sinopse: No fim dos anos 1970, na Alemanha Orienta, Wassilij (Carlo Ljubek)é um físico russo que vive com a esposa, Nelly Senff (Jördis Triebel) e o filho Alexej (Tristan Göbel). Ele frequentemente viaja para participar de conferências. Desta vez, não será apenas mais uma viagem, como a família pensa. O físico não voltará para casa. Três anos mais tarde, Nelly tem o objetivo de se casar com um homem do lado ocidental para Alexej ter uma vida melhor.
Prêmios:
·            Festival de Cinema Alemão 2014: Melhor atriz em um papel principal – Jördis Triebel
·            Festival Internacional de Cinema de Montreal 2013: Melhor atriz em um papel principal – Jördis
·            Triebel; Prêmio da crítica internacional - Melhor filme
·            Abras Film Festival: Prêmio dos críticos franceses - Melhor filme

***

04/06 – 16h30

ESLOVÊNIA

Título português: Feliz para morrer
Título original: Srečen za umret
Direção: Matevž Luzar
Ano: 2013
Duração: 100’
Gênero: Comédia dramática
Classificação indicativa: 12 anos
Sinopse: Ivan, um professor da música aposentado, tem 76 anos e é cansado de viver. Por isso, compra uma tumba e entra num lar de idosos, já pronto para morrer. Porém, num curso da informática ele descobre a paixão de viver, joie-de-vivre, e em fim começa a viver.Feliz para morrer é uma comédia dramática, inspirada pela vida real. É uma história de envelhecimento que quebra todos os estereótipos. É uma história que mostra que nunca é demasiado tarde para viver.
Prêmios: 2012 – 6 prémios no 15º Festival do Filme esloveno (o melhor filme, o melhor roteiro, a melhor fotografia, a melhor cenografia, o melhor costume, o melhor som)

***
ESPANHA
04/06 – 18h30
Título português: As ovelhas não perdem o trem
Título original: Las ovejas no pierden el tren
Direção: Alvaro Fernández Almero
Ano: 2014
Duração: 103’
Gênero: Comédia
Classificação indicativa: 12 anos
Sinopse: Essa é uma comédia otimista sobre como uma turma de amigos, de uns 40 anos, afrontam as mudanças da sociedade atual. A falta de trabalho, a necessidade de se reciclar, as histórias de amor que poucas vezes seguem o “para sempre” e a sensação de que as coisas não são como tinham nos falado, cercam os personagens que lutam para reencaminhar as suas vidas, combinando situações do quotidiano com cenas surrealistas nas quais todos podemos nos identificar.
·          Prêmios: Comédia Cluj – Festival Internacional de Cinema – Seleção Oficial

***
05/06 – 16h30

IRLANDA
Título português: Boas Vibrações
Título original: Good Vibrations
Direção: Lisa Barros D'Sa, Glenn Leyburn
Ano: 2012
Duração:  103 minutos
Gênero: biografia, música, drama
Classificação indicativa: 15 anos
Sinopse: Celebrando uma história real, “Boas Vibrações” vê o amante de música de Belfast Terri Hooley desafiar os problemas ao abrir uma loja de discos e tornar-se o padrinho do cenário punk da Irlanda do Norte. Lutando contra a oposição política e pessoal, Hooley lança a carreira de bandas de punk, incluindo a “The Undertones”, até que problemas financeiros ameaçam seu sonho de amante da música

***

ESLOVÁQUIA

05/06 – 18h30
Título português: O limpador
Título original: Čistič
Direção: Peter Bebjak
Ano de produção: 2015
Duração: 94’
Gênero: Drama
Classificação indicativa: 15 anos
Sinopse: Tomás é um jovem não muito sociável. Ele vai ao psiquiatra, que é claramente obrigado a ir, e conta que às vezes sai para tomar cerveja com os amigos. Porém, na realidade, o hobby dele é ficar escondido e observar a rotina dos vizinhos. Até que um dia, Tomás se apaixona em um dos apartamentos em que observa. Kristina é o seu objeto de fascinação, ela mora com o irmão mais velho, e Tomás logo percebe que há algo de errado com esta família.

***

07/06 – 18h30

SUÉCIA
Título português: Uma Separação
Título original: A Separation
Direção: Karin Ekberg
Ano: 2014
Duração: 70’
Gênero: Documentário
Classificação indicativa: livre
Sinopse: Tudo bem jogar fora seu velho vestido de casamento? O que fazer com as taças de cristal que ninguem quer? Uma Separação de Karin Ekberg é um documentário tragicômico que explora os últimos atos de um longo casamento. Um filme sobre a busca tentativa de um recomeço, quando algo – por fim e infelizmente – acaba.


***
08/06 – 18h30

HUNGRIA
Título português: Aglaja
Título original: Aglaja
Direção: Krisztina Deák
Ano: 2012
Duração: 116’
Gênero: Drama

Classificação indicativa: 16 anos

Um comentário:

  1. Alex Barat da Silva13 de junho de 2016 05:50

    Excelente essa mostra de cinema europeu deste ano do olympia. alguns titulos gostei bastante o O consul de Bordéus e o O Idealista

    ResponderExcluir