quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

CINEMA OLYMPIA É PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL DE BELÉM

Notícia bombástica!

Projeto de autoria do vereador Abel Loureiro (Partido dos Democratas), aprovado nesta quarta-feira (8), no plenário da CMB, transforma o centenário Cine Olympia em Patrimônio Histórico e Cultural do Município de Belém. O projeto também autoriza a prefeitura a efetivar a desapropriação do imóvel sede do cinema, que pertence à família de Severiano Ribeiro. “O Cine Olympia é um tesouro para a nossa cidade. É referência dos tempos áureos do Ciclo da Borracha e é o cinema mais antigo do Brasil ainda em funcionamento”, informou o vereador Abel Loureiro.
De acordo com o projeto, a prefeitura também ficará responsável em promover, garantir e incentivar a preservação, conservação, proteção e o tombamento do Cine Olympia, que também passará a ser exclusivamente e definitivamente um centro de exibição de obras audiovisuais. “O Cinema Olympia sempre será ícone da sétima arte em Belém e é um monumento artístico para a nossa cidade”, concluiu o vereador.

Informações no site da CAMÂRA MUNICIPAL DE BELÉM:
http://www.cmb.pa.gov.br/portal/index.php

7 comentários:

  1. Alex Barata da Silva9 de fevereiro de 2012 06:07

    Nota dez para nossos vereadores que se sensibilizaram com o nosso centenário cinema Olympia, agora espero que os futuros governantes cuidem desse patrimonio

    ResponderExcluir
  2. Notícia excelente. Sou morador de São Paulo e os antigos cinemas de rua praticamente acabaram. Aqui tivemos a Cinelândia no centro da cidade e grande parte virou igreja. Este cinema de Belém ainda funciona?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alex Barata da Silva15 de fevereiro de 2012 11:27

      Sim história mundi ainda funciona exibido grandes clássicos do cinema e filmes que não chegam ao circuito comercial

      Excluir
    2. Alex Barata da Silva15 de fevereiro de 2012 11:35

      sim história mundi continua a funciona sim exibr clássicos do cinema mundial e filmes que não chegam no circuito comercial

      Excluir
    3. Alex Barata da Silva15 de fevereiro de 2012 11:35

      sim história mundi continua a funciona sim exibr clássicos do cinema mundial e filmes que não chegam no circuito comercial

      Excluir
  3. Funciona sim!
    só que não passa filmes Mainstream, ele é um centro cultural e só passa filmes independentes, antigos (clássicos) e underground.
    quase sempre a entrada é franca.

    ResponderExcluir
  4. Considero uma vitória essa posição de nossa Câmara Municipal de Belém haja vista que os episódios dos abraços no cinema, ao longo de mais de 10 anos de luta´pelos que querem manter um patrimonio histórico da cidade, embora duas instituições se posicionassem nesse período (Edmilson Rodrigues via FUMBEL em tempo de governo da Prefeitura e o Prefeito Duciomar Costa garantindo através de aluguel, esse espaço) agora são os legisladores da cidade, com peso significativo, que mandaram seu recado legal. Agora vamos pra briga do tombamento.

    ResponderExcluir