segunda-feira, 28 de junho de 2010

ESPORTE, CINEMA E DVD






“Invictus”(EUA/2009) chega em tempo hábil já que o assunto atual é a Copa do Mundo e a África do Sul onde acontece o campeonato mundial de futebol. O filme repassa o relacionamento político que envolveu o campeonato de rúgbi, ocorrido na África do Sul em 1995. O presidente Nelson Mandela procurou se aproximar do time sul-africano com muitos jogadores brancos e o fato causou surpresa e descontentamento entre pessoas ligadas ao governo. Mas a estratégia de Mandela foi pousada na situação econômica e de segregação racial do país, no quanto seria preciso a ajuda interna e a necessidade do capital externo, especialmente do antigo colonizador. Neste caso, quebrar as linhas que exploravam o “appartheid” foi uma dimensão política agressiva preestabelecida pelo próprio presidente que foi ao estádio no dia da estréia da seleção de seu país para cumprimentar um a um os jogadores, a maioria de etnia branca.
O filme dirigido por Clint Eastwood é bem especifico na exposição do fato histórico e ganha mais representatividade quando se vê Morgan Freeman como Mandela, uma aparência física impressionante.
Mais um bom trabalho do veterano cineasta, hoje com 80 anos, filme que esteve durante pouco tempo nas salas comerciais da cidade embora tenha sido candidato ao Oscar. É o DVD mais prestigiado dentre os lançamentos nas locadoras.
Neste momento de Copa do Mundo que faz da República da África do Sul o seu grande cenário, vê-se um Mandela abatido pela morte da bisneta, mas o povo todo nas ruas saudando o esporte mundial e o seu próprio.

Dois outros candidatos ao Oscar podem ser encontrados entre os lançamentos em DVD: “Preciosa” e “Educação”. O primeiro é impressionante pelo tema, pelos intérpretes, pela direção de arte, pela direção em geral. Trata do drama de uma adolescente negra, obesa, violentada pelo próprio pai, mãe de uma criança deficiente e grávida de outra. A mãe prima pelo tratamento violento que dá à filha, e esta procura ter um mínimo de independência trabalhando e estudando, nada disso sem encontrar dificuldades. O caso ganha apoio de uma assistente social, mas não resolve de todo o problema de Precious (como é conhecida a adolescente). Ela precisa assumir suas denúncias mostrando-se consciente do estado de coisas que a submete.
O filme foi candidato a melhor filme, atriz principal e atriz coadjuvante entre as principais indicações. Ganhou o Oscar de atriz coadjuvante: Mo’nique (a mãe da principal personagem).

“Educação”(Na Eucation/Inglaterra,2009) foi candidato aos Oscar de filme, atriz e roteiro. Ganhou o BAFTA, prêmio maior na Inglaterra. Focaliza uma jovem residente no subúrbio de Londres a quem o pai devota o imenso desejo de vê-la cursando a Universidade de Oxford. Namorada de um adolescente, Graham, a jovem o substitui em seu afeto pelo maduro David, homem com o dobro de sua idade desejoso de transformá-la numa intelectual. Essa hesitação romântica vai modular o futuro da moça e fascinar os pais dela.
A atriz Carey Mulligan, com 17 anos quando incorporou o papel da jovem no filme é uma das razões do sucesso do trabalho do diretor Lone Scherfig. Um enfoque muito interessante sobre a educação familiar e as seduções que ocorrem paralelas.

Além desses “oscarizáveis” há outras boas opções em DVD como os filmes do diretor argentino-brasileiro Hector Babenco, destacando-se “Brincando nos Campos do Senhor”, produção internacional de Saul Zaents, o mesmo de “Amadeus”. O filme teve locações em nosso estado com muitos extras contratados em Belém. Do grupo de filmes de Babenco, especial atenção para “Pixote, A Lei do Mais Fraco”( Brasil, 1981), há muito reclamado pelos cinéfilos por não ter sido editado em DVD. Um sucesso internacional com uma história dramática seguindo o então pequeno ator Fernando Ramos da Silva, em seguida guinado à marginalidade e morto em 1987, chegando a inspirar outro filme sobre o personagem: “Quem Matou Pixote ?”

Também está chegando ás locadoras “Reds” (1981), de Warren Beatty, biografia do jornalista norte-americano John Reed, famoso por ter feito a cobertura da revolução russa em 1917. Beatty interpretou e dirigiu o trabalho que nas telas tem a duração aproximada de 3 horas.


DVDs MAIS LOCADOS (FOXVIDEO)
1. O Lobisomem
2. Preciosa
3. Invictus
4. Vidas que Se Cruzam
5. Percy Jackson e o Ladrão de Raios
6. Idas e Vindas do Amor
7. Quando em Roma
8. Educação
9. O Fantástico Sr. Raposo
10. Sedução

Um comentário:

  1. meus parabens o seu blog e muito bom e as suas observações, otimas

    ResponderExcluir